BRAVO Inova
Empreendedorismo e investimento
BRAVO INOVA é um serviço online para construção de MVP ou PLANO DE NEGÓCIOS para empreendedores e avaliação da destinação do investimento em projetos ou novos negócios.
A meta educacional do BRAVO Inova© é despertar no aluno a vocação para assinar um Contrato Social ao invés de possuir uma Carteira de Trabalho.
Essa proposta, bem como o sistema foram amadurecidos em aulas piloto de MBA e graduação em escolas renomadas no Brasil. Foram mais de 500 alunos em 12 meses de testes no estado de São Paulo. O sistema foi empregado como reforço de aprendizado nas disciplinas de Jogos de Negócios e Gestão de Materiais. Com duração média de 20h/aula os alunos puderam entender um aspecto importante da jornada do empreendedor, nesse caso, a capitação de recursos financeiros.
Desses pilotos nasceu uma parceria com universidades nos Estados Unidos e Angola.
A ideia central dessa iniciativa de grande valor social/econômico e com impacto em muitas pessoas é simples e prática:
Quanto mais pessoas compreenderem na prática como tornar um projeto de empresa mais exequível, e financeiramente viável, menos empresas fecharão no primeiro ano de vida e mais empreendedores estarão habilitados (sendo esses alunos ou pessoas com o suporte deles).
Pela natureza do sistema, cada projeto desenvolvido pelos alunos será uma oportunidade em potencial para investimento. Haverá assim um repositório com vários projetos que, chamamos de “tanque de oportunidades”. Quanto mais projetos no tanque maior será a oferta ao público de ideias e propostas viáveis que podem ser “pescadas” por todo tipo de investidores, especialmente os que confiam nas instituição de ensino usuárias e estiverem interessados em encontrar jovens talentos.
Quanto mais trabalhos de final de curso tiverem um viés prático e aplicável, há claramente um incremento no valor educacional oferecido pela instituição.
A dinâmica de uso do sistema é simples:
Professores são certificados para a condução da jornada pela ferramenta
Roteiros de condução de aula são oferecidos, mas não mandatórios
Os alunos no meio ou final do curso recebem o desafio, na forma de trabalho de classe, de (i) construir uma proposta de novo negócio ou (ii) melhorar um negócio existente na sua localidade
O sistema quantifica, qualifica e ranqueia os números do projeto (MVP ou Pitch)
Uma banca de professores ou de alunos trabalha no papel de banca de investidores escolhendo ou ranqueando as melhores propostas conforme dados estatísticos do sistema
As informações dos projetos ficam disponíveis para os Fundos de Investimento ou Aceleradoras que assinarem o acesso aos dados